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CARACTERISTICAS

 

 

TIPOS DE MICROFONES E SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS

 

  DE MÃO LAPELA GOOSENECK HEADSET* EARSET* CORAL ESTÚDIO
TIPO DE CÁPSULA dinâmico condensador condensador condensador condensador condensador condensador
DIAGRAMA POLAR MAIS COMUM cardióide ominidirecional cardióide cardióide ominidirecional cardióide um mesmo mic pode ter vários padrões
SENSIBILIDADE MÉDIA baixa, -50 a -60dB alta, -30 a -40dB alta, -30 a -40dB baixa baixa alta, -35 a -45dB alta, -25 a -35dB
PREÇOS MÉDIOS (R$) 50,00 a 900,00 50,00 150,00 a 300,00 difícil de encontrar 1.500,00 a 2.500,00 300,00 a 500,00 (par) 200,00 a 5.000,00
ACÚSTICA LOCAL qualquer uma tem que ser boa tem que ser boa qualquer uma qualquer uma tem que ser muito boa tem que ser ótima
MESA DE SOM qualquer uma qualquer uma (usam pilhas) qualquer uma (usam pilhas) qualquer uma qualquer uma alguns modelos precisam de Phantom Power, outros não todos precisam de Phantom Power
PRINCIPAIS VANTAGENS robusto, barato, poucas microfonias discreto, leve, agradável de usar, barato discreto. Por ficar fixo em um lugar, acaba sendo bem robusto liberdade para as mãos. O menos propenso a microfonias de todos discretíssimo, pouco propenso a microfonias poucos mics, muitas vozes a melhor qualidade sonora de todos
PRINCIPAIS DESVANTAGENS exige estar muito próximo da fonte sonora (5-10cm) e corretamente apontado. ominidirecional dá muita micronofia (regulagem difícil), frágil. menos problema de microfonia que o lapela, mas ainda exige cuidado. incômodo de usar, difícil de colocar e tirar. fragilíssimo, caríssimo. exiger ter muito cuidado com microfonias (regulagem difícil). caros e frágeis, grandes e pesados
PREGADOR EM PÚLPITO (pouco se mexe)  "Prende" o pregador, que não pode se afastar do microfone  Boa liberdade  Boa liberdade  Boa liberdade  Boa liberdade  não se aplica  não se aplica
PREGADOR EM PALCO (se movimenta muito)  usado na mão, dá boa liberdade e ajuda a enfatizar a pregação  não se aplica (muito risco de microfonias)  não se aplica (é feito para ficar em cima de uma superfície)  Excelente, total liberdade com baíxíssimo risco de microfonias  Excelente, total liberdade com baixo risco de microfonias  não se aplica  não se aplica
CANTORES  Excelente, mas deve ser usado apontado corretamente  não se aplica  não se aplica  Excelente para quem canta e dança / canta e toca instrumentos  não se aplica  poucos mics, muitas vozes. É o que dá menos trabalho de montagem, operação e desmontagem  o melhor resultado sonoro. Também podem ser utilizados para captação de corais.
INSTRUMENTOS MUSICAIS  bons resultados. É o tipo de mic que funciona bem em qualquer lugar e com qualquer tipo de uso.  não se aplica  não se aplica  não se aplica  não se aplica  podem ser usados para captação de naipes (cordas, metais) mas com grande risco de vazamentos.   podem ser usados para captação de naipes (cordas, metais) mas com grande risco de vazamentos.

 

* são mais encontrados em sistemas sem fio.

Repare que são as características mais comuns. Existem variações diversas. Um microfone de mão, por exemplo, pode ser  condensador e hipercardióide,  um gooseneck pode ser dinâmico e de baixa sensibilidade. Não deixe de consultar o manual.

Quando colocamos o texto "não se aplica", é porque o microfone não foi feito pensando nessa finalidade, ou não é o mais indicado para tal uso. Mas existem outras formas de utilização. Tudo depende do resultado que se quer obter.