Técnico de Som

EARSETS

EARSETS

 

 

 

Microfones earsets (ear = orelha) são uma evolução dos headsets. Se os headsets são “trambolhos”, os earset são extremamente pequenos e discretos. Na verdade, são quase invisíveis. São condensadores (cápsula pequeniníssima, precisa de energia - pilha), cuja haste é presa em apenas uma orelha do usuário. É o microfone muito utilizado por apresentadores de televisão em programas de estúdio, sendo que algumas vezes só o notamos se prestarmos bastante atenção.

Os earsets são caros, caríssimos. São tão caros que praticamente só existem modelos para uso em sistemas sem fio. O preço dos sem fio começam em 1.500,00 reais, mas há modelos até 5.000,00 reais.

A maioria é ominidirecional, de sensibilidade baixa. A sensibilidade pode ser baixa porque a distância até a fonte sonora é pequena e não varia, tal qual o headset.

Vantagens
Como os headsets, a grande vantagem deste tipo de microfone é a posição fixa e constante, próximo à boca da pessoa. Mesmo sendo ominidirecional, a baixa sensibilidade faz com que somente o som bem próximo à boca seja captado. Dá até para utilizar retorno para o pregador sem problemas, mas em volume menor que nos headsets.

A liberdade de movimentação do pregador é total. Para onde ele se virar, o microfone estará sempre com ele. Este tipo de microfone, em sistemas sem fio, é o preferido por pregadores de quaisquer igrejas, tanto pela discrição quanto pela qualidade. E é bom também para os operadores, pois é difícil de dar microfonia.

Desvantagens
Extremamente frágil. Todos precisam de muito cuidado. As soldas são mínimas, e quebram facilmente. Os fios são finíssimos, e muito suscetíveis a problemas. A cápsula é mínima, de tão pequena. É um microfone que requer muita atenção e cuidado antes, durante e depois do culto. A figura ao lado destaca os pontos mais frágeis, exatamente os pontos de solda.

Ele é bem menor que os headset, mas seu sistema de prender é mais complicado. Se no headset você tem que encaixar o suporte por cima das orelhas, neste é necessário encaixar o suporte em volta de uma orelha. A diferença parece ser pequena, mas não é. Muita gente se complica totalmente ao colocar esse microfone. E nem todo mundo acerta: alguns acabam colocando errado o microfone e apontando a cápsula muito para baixo ou para cima, forçando uma intervenção do operador de som (ir no lugar e acertar).

Atente para isso: esse microfone precisa de treino para ser colocado corretamente. O sonoplasta deve aproveitar um momento antes ou após o culto e, com cada usuário, treinar a colocação e retirada do microfone.

Outras informações
Aproveite para comprar o modelo com a maior garantia possível. Em caso de defeito e o microfone estiver fora da garantia, o conserto será estremamente difícil e caro. Alguns fabricantes vendem somente o microfone, sem ter que comprar o sistema sem fio completo.

Recomendo sempre, é excelente. Mas precisa de treino de uso por parte dos usuários e muito cuidado por parte de todos.